quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Senhorios x inquilinos

Esta semana estive com uma senhora que fez fortuna com as rendas baixas, no debate em que havia 4 pessoas, e o assunto era sobre a conservação do Património Histórico.

Um senhor pois a questão, de que havia muitas rendas inferiores a 1 euro.

Outro senhor que participava, achou que aquele valor, não era verdade, mas uma vez
convencido; achou que era incrível como os inquilinos, com uma renda tão baixa não faziam as obras essenciais e ficavam a espera que o senhorio as fizesse.


Essa mesma senhora, que se fala no inicio da conversa, defendeu-se a dizer, são sempre 1 euro.

Esta senhora que aqui se fala, é viúva e sozinha com 76 anos, ocupa 4 casas, na qual 3 delas já não oferecem condições de habitabilidade.

Esta mesma senhora possui dela, 3 imóveis comprados com dinheiro de arrendamentos feitos a estudantes; na altura que os 3 imóveis arrendados por ela eram habitados.
Nota que, essa senhora nunca pagou impostos sobre os dinheiros recebidos.
Já o senhorio; esse não pode escapar aos recibos.
Portugal e o Governo perdem com isto.
Precisamos de um Governo que tenha tomates para resolver isto, penalizar o proprietário é fácil, mas criar leis e ver caso a caso, isso é outra história.
Existem rendas inferiores a 0.50 cêntimos nos dias de hoje (no campo) e pouco mais de 1.00 euro (nas cidades). Se fosse 50.00 euros, ainda seriam rendas baixas.

Quem têm imóveis alugados, paga impostos na ordem dos 35%. Imaginem só se o Governo aumentasse as rendas baixas, inferiores a 30.00, cerca de 300%, as rendas continuariam baixas, mas o governo arrecadaria o triplo do IRS, e muitos dos inquilinos já começavam a pensar se valia a pena manter imóveis devolutos.
Os inquilinos só não devolvem os imóveis por que querem indemnização. Aqui em Santarém, só presenciei em 18 anos, duas devoluções.

Uma foi por morte do inquilino, mesmo assim os filhos achavam que tinham direito.
A outra foi porque a casa caiu, e como o inquilino já não morava lá há muito tempo, e já não dava para pedir indemnização, devolveu as chaves.

Nenhum comentário: