sexta-feira, 19 de junho de 2009

Quem perde com os centro-históricos

Os comerciantes de Santarém passam a vida a queixarem-se dos Presidentes da CMS, da falta de estacionamento, dos senhorios etc...

Na opinião desses mesmos comerciantes essas são as causas que os impedem de ganharem dinheiro, mas eles não pensam na política de preços praticados por eles, na falta de simpatia, na imagem muito desgastada das suas lojas, na restauração e na pintura da loja e da fachada, nos meios de comunicação para promoverem seus produtos e adesão as novas tecnologias para expandirem seus negócios.

Estes tão descontentes senhores, também são responsáveis pela degradação do centro-histórico, muito destes senhores usaram e abusaram da política das baixas rendas, ganharam durante anos fortunas, mas investiram em apartamentos, quintas e casas na praia, muito deste investimento imobiliário foi para praticar o arrendamento.

Não os critico pelos seus investimentos e se fugiram ao fisco durante anos, mas critico por não investirem em seu ganha-pão.
A politica dos inquilinos é sempre a mesma coisa, eu não concerto porque não é meu, não entrego a casa porque a renda é baixa e para sair tem que me dar uma indemnização. Esta é a forma de pensar que destrói os centro-históricos.

C
om isso perdemos todos nós, perde o turismo, os comerciantes, os senhorios, os inquilinos, os habitantes, a própria cidade e o património-histórico, que é um documento vivo da história de um povo.

A começar pelo governo, somos todos culpados.
Enquanto não houverem leis e fiscalizações que visitem casa a casa e caso a caso, e enquanto não modificarem as leis de maneira a protegerem os senhorios e a darem permissão para uma actualização que se veja, os
centro-históricos, estarão condenados.

Com esta má política todos perdemos, temos assim um
centro-histórico desabitado e a cair aos bocados o que não motiva as pessoas a escolherem Santarém centro para os seus passeios ou possivel habitação.

Nenhum comentário: